Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

Minha igreja regular com a Receita Federal

Índice do Conteúdo

Minha igreja regular com a Receita Federal, é muito gratificante de ter uma igreja regular, é com muito orgulho que alguns pastores falam “Minha igreja agora está regular”. Com a ajuda do Senhor você está lendo este post, talvez você não tenha uma igreja, mas pode conhecer alguém que tenha, e se você tem uma igreja, mas está irregular que bom que encontrou nosso escritório que é especializado em igrejas, Associações, Centros Religiosos, Ong e Oscip.

A seguir  você verá algumas situações por que a Receita Federal deixa o CNPJ inapto. Meu CNPJ está inapto como ativar, recentemente a Receita Federal tem passado um pente fino nas empresas e entidades sem fins lucrativos que não cumpriram as obrigações nos últimos cinco anos, conforme o Código Tributário o fisco tem direito de cobrar débitos pendentes somente dos últimos 05 (cinco) anos até a presente data, ou seja, estamos em 2019, e o fisco pode tem direito no crédito tributário de 2014 até o presente ano em exercício de 2019. Engana-se quem acha que a Receita Federal não monitora e pune as empresas irregulares, vistas como devedoras.

Ao consultar seu CNPJ e deparar que está inapto procure um contador com experiência em regularização de empresa com situação de inaptidão. Pois se o profissional de contabilidade entregar as obrigações aleatórias sem saber o que deixou o CNPJ inapto, pode causar mais problemas, um deles é gerar multas desnecessárias para a empresa. Quando a Receita Federal deixa a situação de um CNPJ como inapta, o motivo é que a empresa, ou entidade sem fins lucrativos deixou de cumprir as obrigações fiscais, nos últimos dois, ou três anos, ou quatro anos, ou nos últimos cinco anos, dentre as obrigações estão: RAIS, DCTF, ECF e GFIP.

A Receita Federal está intensificando as ações para declarar a inaptidão de empresas que estejam omissas na entrega de escriturações e de declarações. Para evitar a declaração de inaptidão de sua empresa, o contribuinte deve sanar as omissões de declarações dos últimos 5 anos.  Estima-se que 3,4 milhões de inscrições de CNPJ foram declarados inaptos até maio deste de 2019.

Quais as consequências se ficar inapto?

Uma das consequências de ficar inapto é que a Receita Federal dará baixa na inscrição de ofício, com base na Instrução Normativa vigente, por isso, a empresa deve-se providenciar a regularização o mais rápido possível para ativar o CNPJ.

Outro problema de manter inapto

Outro problema de manter inapto,  é que a empresa fica impedida de realizar operações comerciais, emitir notas fiscais, participar de licitações ou movimentar contas bancárias, o banco notificar a empresa, ou entidade sem fins lucrativos dando um prazo de 10 (dez) dias para se regularizar, sob pena de ter a conta bloqueada e depois baixada.

Caso a empresa não regularizar o CNPJ inapto

Caso a empresa não regularizar o CNPJ inapto, além de perderem o CNPJ, também poderão ser inscritas no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados de Órgãos e Entidades Federais (Cadin), uma espécie de lista de inadimplentes fiscais. A inscrição no Cadin torna as empresas juridicamente impedidas de funcionar.

 Por fim, a classificação de inapta não desobriga o contribuinte de acertar suas contas com o Fisco. Todos os impostos e multas devem ser quitados.

A Alves Contabilidade coloca a disposição para regularizar a situação da sua empresa, ou associação, igreja, Ong ou Centro religioso.

Entre em contato conosco. Atendemos São Paulo, Interior e outros Estados.

11 3229-9277    Cel Whatsapp 11-9.9608-3728

E-mail: alvescontabilidade@uol.com.br

 

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Facilitador Contábil

Arquivos

Quantidade de Acessos

  • 103.391

RSS Conteúdo Contábeis

  • Open Finance: portabilidade de crédito testa maturidade tecnológica de bancos 18/02/2026
    A portabilidade de crédito via Open Finance exige agilidade tecnológica dos bancos brasileiros, com redução do prazo para 3 dias úteis e jornada 100% digital. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/75187/open-finance-portabilidade-de-credito-testa-maturidade-tecnologica-de-bancos/
  • Reforma Tributária: empresas precisam se adaptar a CBS e IBS 18/02/2026
    A Reforma Tributária brasileira exige que empresas revisem processos e sistemas, especialmente SAP, para se adequarem à CBS e IBS e reduzirem custos de conformidade. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/75186/reforma-tributaria-empresas-precisam-se-adaptar-a-cbs-e-ibs/
  • Receita Federal: prazo para Confia e Sintonia é 20 de fevereiro 18/02/2026
    Empresas convidadas devem aderir aos programas Confia e Sintonia da Receita Federal até 20 de fevereiro. Saiba mais sobre o novo modelo de conformidade tributária. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/75184/receita-federal-prazo-para-confia-e-sintonia-e-20-de-fevereiro/
  • Riscos Psicossociais: NR-1 exige mapeamento de assédio e sobrecarga 18/02/2026
    A NR-1 agora exige o mapeamento de riscos psicossociais, como assédio e sobrecarga, impactando a saúde financeira e jurídica das empresas. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/artigos/75171/riscos-psicossociais-nr-1-exige-mapeamento-de-assedio-e-sobrecarga/

Últimas postagens: