Alves Contabilidade Igrejas e Centros Religiosos

Igrejas são consideradas irregulares quando não cumprem as obrigações contábeis

Índice do Conteúdo

Muitos acham que uma igreja não precisa cumprir as obrigações fiscais e contábeis, engana-se que uma igreja só precisa do estabelecimento adequado para o funcionamento de uma igreja. Nos últimos anos o fisco fechou o cerco junto às igrejas e centros religiosos. Sendo assim, as igrejas e centros religiosos estão obrigados (as), a cumprirem as obrigações acessórias, bem como fazer a escrituração contábil.

Quando uma igreja, ou centro religioso passa a funcionar em um determinado local sem registro no Cartório de Pessoa Jurídica, ou Inscrição no CNPJ perante a Lei, estão irregulares, ou seja, legalmente não existe. Numa linguagem jurídica, a personalidade jurídica de uma empresa surge com o registro no órgão cabível.

O contador especializado no atendimento de igrejas e centros religiosos, Valdivino A. de Sousa, da Alves Contabilidade, explica que “Estas igrejas podem estar atuando de forma ilegal, ou seja, irregulares, e sem personalidade jurídica, uma vez que não tem registro de Ata e nem registro de Estatuto em Cartório de Pessoa Jurídica, e não possui inscrição no CNPJ que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica junto a Receita Federal, bem como alvará da Prefeitura e corpo de bombeiros”.

 

É de suma importância que os responsáveis pela entidade religiosa, se conscientizem e saiba que é preciso cumprir a legislação vigente. Buscar ajuda de um profissional contador que conhece a área de entidade sem fins lucrativos pode resolver as irregularidades. Existem poucos contadores especializados no atendimento as igrejas e entidades religiosas, pois é comum aquele escritório que tenta atender todas as áreas e deixa de prestar uma boa assessoria em uma área específica, que é no caso das igrejas e centros religiosos.

A Alves Contabilidade atua há mais de 20 anos, é um escritório especializado no atendimento às igrejas e centro religiosos, o cliente será atendido direto pelo Contador, Valdivino Alves de Sousa.

Não cobramos  para fazer a viabilidade junto a Prefeitura, sendo assim, se você quer abrir sua igreja, basta nos contatar que solicitamos às informações que precisamos para providenciar o pedido de viabilidade.

contador experiente e atualizado!

 

Chame no WhatsApp 11 – 9.9608-3728 

E-mail: alvescontabilidade@uol.com.br

 

 

Facebook Comments

Categorias:

Tags:

Últimas postagens:

Facilitador Contábil

Arquivos

Quantidade de Acessos

  • 102.987

RSS Conteúdo Contábeis

  • Empresas podem ser punidas por estresse e burnout de funcionários 03/02/2026
    Proposta em debate prevê responsabilização de empregadores por ambientes que favoreçam adoecimento mental e amplia dever de prevenção nas empresas. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/74962/empresas-podem-ser-punidas-por-estresse-e-burnout-de-funcionarios/
  • Solução tecnológica para tribulação de aluguel por temporada em 2026 03/02/2026
    A tributação de aluguéis por temporada se moderniza com tecnologia, demandando maior organização fiscal e integração de dados para proprietários, plataformas e contadores. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/74970/solucao-tecnologica-para-tribulacao-de-aluguel-por-temporada-em-2026/
  • Quando cai o quinto dia útil de fevereiro de 2026? Confira data 03/02/2026
    Pagamento de salários de fevereiro inclui isenção de IR para rendas até R$ 5 mil e novo salário mínimo de R$ 1.621. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/74968/quando-cai-o-quinto-dia-util-de-fevereiro-de-2026-confira-data/
  • Pix tem novas regras de segurança a partir deste mês de fevereiro 03/02/2026
    Novas regras do Pix entram em vigor, agilizando a devolução de valores em casos de fraude e golpes. Banco Central aprimora Mecanismo Especial de Devolução. Leia mais em https://www.contabeis.com.br/noticias/74964/pix-tem-novas-regras-de-seguranca-a-partir-deste-mes-de-fevereiro/

Últimas postagens: